Em defesa do gentílico janeirense

O campeonato não é carioca

em todo mundo sabe disso, mas o gentílico (ou adjetivo pátrio) do estado do Rio de Janeiro é fluminense. Como o clube. Já carioca diz respeito a quem nasce na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado.

O campeonato que reúne times de todo o estado do RJ é conhecido como Campeonato Carioca. E isso sempre me tirou a paz. Porque tem o Volta Redonda (sul do estado), o Friburguense (de Nova Friburgo, na região serrana), a Cabofriense (de Cabo Frio, na região dos lagos) e por aí vai.

O campeonato não é carioca. É fluminense. Mas Fluminense é o clube das Laranjeiras. Ninguém que torça pelo Flamengo, pelo Vasco da Gama, pelo Botafogo ou pelas outras agremiações do estado vai ficar feliz vendo o seu time disputar o “campeonato fluminense”.

Por isso, proponho um novo gentílico. Janeirense é, na minha concepção, uma boa alternativa, porque é diretamente derivado do nome do estado. Fluminense advém da palavra em latim para rio, flumen. Carioca é uma palavra de origem tupi que significa “casa de homem branco”. (Um peso histórico bastante incômodo, aliás.)

Assim, Fluminense fica só para o clube tantas vezes campeão. Fascina pela sua disciplina, o Fluminense me domina. Eu tenho amor ao Tricolor. Salve o querido pavilhão. Das três cores que traduzem tradição. A paz, a esperança e o vigor, unido e forte pelo esporte, eu sou é tricolor. Vence o Fluminense, com o verde da esperança. Pois quem esperar sempre alcança etc.

--

--

Leitora e escrevedora de transporte público. https://linktr.ee/santosacarolina

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store