Martina

Ana Carolina Santos
2 min readFeb 4, 2023

--

Por que você tem o nome que tem?
É por causa de um livro?
É por causa do seu bisavô?
Ou é apenas por que seus pais
o achavam bonito?

Você acha o seu nome bonito?
Identifica-se com ele?
Pergunto porque gosto do meu nome,
mas queria que fosse menos comum

Ana, tem várias
Zoé, tem poucas

Pra quais países você já foi?
Você já foi a Portugal?
Pergunto porque minha bisavó
nasceu em Leiria
Não a bisavó que me deu o nome
Não a Ana, mas a Maria
Maria Martins

A Ana Amorim, não sei onde nasceu
Talvez no Espírito Santo

A sua nonna
faz uma bela macarronada?
A minha também
Mas ela não é nonna
É da Bahia
Vó Maria
Não a Maria Martins
Mas a Maria José

Qual é sua cor favorita?
Quanto você calça?
Pergunto porque gostaria
de te dar uma Havaianas

Vermelho, 42
Acertei?
Eu sei,
não deveria ficar a tentar
adivinhar coisas sobre você

Apenas me diga

Você já leu
O deserto dos tártaros, do Buzzati?
Os Noivos, do Manzoni?
A tetralogia da Ferrante?

Uma vez conheci alguém cujo nome
veio de um desses livros
Acho chique
Ter nome literário

Não por acaso,
se tiver uma filha,
vou nomeá-la Elena
Se tiver um filho, Raduan

Quais nomes
você quer botar nos seus
futuros filhos imaginários?
Como assim, nunca pensou nisso?

É, nem todo mundo
é ilusório como eu,
que dou nome até pra sua
futura namorada imaginária

--

--